sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Teoria telomérica do envelhecimento


Os extremos dos cromossomos normais são constituídos por estruturas denominadas telômeros, que desempenham um importante papel no seu comportamento, como impedir a união entre os cromossomos. Os telômeros são seqüências repetitivas de DNA localizadas nas extremidades dos cromossomos lineares e são responsáveis número de divisões que um tipo celular pode sofrer.
A estabilidade cromossômica é essencial para a viabilidade celular e os telômeros protegem os cromossomos da desorganização, pois cromossomos sem telômeros são instáveis.
A existência de um tempo de vida finito nas células eucariotas normais, e a capacidade das células cancerosas em superá-lo, pode depender dos telómeros.
No proceso de divisão celular o ultimo fragmento de Okazaki não replicado causa o encurtamento do telomero. Quando esse encurtamento chega a um tamanho crítico, a célula sofre apoptose.
A telomerase é uma enzima que restitui os telomero, o encurtamento desse ocorre porque a maioria das células somáticas normais não sintetiza telomerase.
Nas células cancerígenas a telomerase esta ativa, dessa forma, não ocorre ativação do processo de apoptose, sendo assim, células imortais.

Um comentário:

  1. Adorei, foi muito util em minha pesquisa, espero que sempre tenham algo para nos proporcionar.PARABENS!!!

    ResponderExcluir