sábado, 11 de setembro de 2010

Pigmentação patológica


Pigmentação é o processo de formação ou acúmulo, normal ou patológico, de pigmentos em certos locais do organismo.
A patologia das pigmentações centra-se no fato de que estão presentes não somente cores diferentes no local, mas também, e principalmente, substâncias estranhas aos tecidos, provocando as chamadas reações inflamatórias. Os agentes pigmentadores exógenos, assim, constituem, antes de mais nada, fatores de agressão, ao contrário dos agentes pigmentadores endógenos, naturais no organismo, cuja presença indica que o tecido está sofrendo algum tipo de agressão não necessariamente provocado pelo pigmento.
Pigmentações Exógena: É a pigmentação que causará a patologia. pigmentação exógena pode ser dividida nos seguintes tipos: antracose, siderose, argiria, bismuto, tatuagem, saturnismo, tatuagem por amalgama.
Pigmentação Endógena: A patologia é que causará a pigmentação. Sendo ainda divididas em Hemáticas e Melânicas.Estão no grupo dos pigmentos hemáticos a hemossiderina, porfirinas, bilirrubina e hematoidina. No grupo dos pigmentos melânicos estão melanoma, sardas, mancha mongólica, vitiligo e albinismo.

Um comentário:

  1. Com relação ao texto acima analise as proposições abaixo e marque um (X) na opção CORRETA.
    ( )Siderose São pigmentações por sais de prata nos tecidos. Geralmente é oriunda por contaminação sistêmica por medicação, manifestando-se na pele e na mucosa bucal. Cor: acinzentada e azul- escuro, e enegrecida se a prata sofrer redução.
    ( )A bilirrubina é um pigmento exógeno, ou seja: o pigmento causa a patologia.
    ( )Argíria tipo de pigmentação por óxido de ferro. Atinge o pulmão por inalação de partículas de ferro. Atingem principalmente trabalhadores de mineradoras de hematita, soldadoras e trabalhadores que manipulam pigmentos com óxido de ferro.
    ( )Para que a bilirrubina possa ser liberada a partir da hemoglobina, é necessário que a fração Heme seja separa da fração protéica (globina). Em seguida abre-se o anel porfirínico do heme, resultando na formação de biliverdina, ferro e monóxido de carbono. A biliverdina é reduzida em bilirrubina por meio da ação da enzima biliverdina redutase.
    ( )A bilirrubina, após ser conjugada, será facilmente liberada no suor.

    ResponderExcluir