segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Angiogênese tumoral


A angiogénese é o processo pelo qual os tumores desenvolvem novos vasos capilares sanguíneos. O processo é fundamental para que haja progressão do tumor e está intimamente relacionado com a formação de metástases. Por isso, inibir a angiogénese é uma potencial estratégia no desenvolvimento de fármacos antitumorais.

Existem fortes evidências de que a angiogênese esteja relacionada não apenas ao crescimento tumoral, desempenhando ainda uma importante ação no processo de formação e desenvolvimento de metástases. Estudos experimentais demonstram ser bastante infrequente a formação de metástases a partir de tumores primários antes do desenvolvimento de neovascularização, ocorrendo no entanto após esta uma facilitação da migração de células neoplásicas através da circulação sanguínea. Suportando estes achados, diversos autores referem uma correlação positiva entre a microdensidade vascular e o risco de desenvolvimento de metástases em diversos tumores.

A proliferação vascular gerando uma rede de capilares com paredes endoteliais fragmentadas em meio a um tecido formado por células neoplásicas com baixa adesividade entre si representa um fator favorecedor à penetração e migração celular através da corrente sanguínea. Além disto, existem evidências de que a capacidade destas células neoplásicas de liberar fatores angiogênicos contribui para a formação de metástases através da ativação de plasminogênio e colagenases contribuindo para a degradação da membrana basal endotelial.

Um comentário:

  1. Oi Raquel...Parabéns pelo seu Blog!!
    Achei muito explicativo o tópico sobre a Angiogênese, e sua evolução e migração para metástases!
    Um grande abraço e Felicidades em sua carreira!

    Rudimar.

    ResponderExcluir