sábado, 23 de outubro de 2010

Fibrose pós-lipoaspiração

A lipoaspiração por se constituir em uma técnica invasiva, representa uma agressão que provoca uma reação em cadeia em todo o sistema de defesa do corpo. Desta forma, quanto maior a quantidade de gordura retirada, maior será a agressão e, conseqüentemente, maior será a reação do organismo. Neste caso, tem início um processo de cicatrização irregular, que tende a formar uma fibrose subcutânea, fazendo aderências que prendem a pele ao músculo.
Uma explicação mais científica da fibrose é que esta é uma espécie de edema e proteínas acumuladas de forma crônica, que atrapalham o funcionamento dos fibroblastos, que são responsáveis pela cicatrização, sendo que este trabalha em excesso e sem orientação, produzindo essas ondulações de colágeno, que causam repuxamento e dor ao paciente, além de uma aparência feia na região.
Ocorre a formação ou desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso.Deixa a pele a aparência disforme.Esse processo começa por volta dos sete dias da cirurgia, pode ser evitado fazendo um pós-operatório com drenagens linfáticas e ultrassom.

Um comentário:

  1. Liposuction is very popular among people who wants to remove their fatty tissue.Its really very helpful.Hope to hear more good information related to searching from your side.

    Lipoaspiracao

    Thanks

    ResponderExcluir