quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Necrose gordurosa da mama

A necrose gordurosa é também chamada de esteatonecrose já que observa-se calcificações de ácidos graxos na superfície do órgão, é importante diferenciar de esteatose (lesão que acomete a célula e não a superfície do órgão).
A necrose do tecido gorduroso é particularmente importante na pele e em sítios ricos em gordura, como a mama . As vezes ocorre por traumatismo (destruição do tecido gorduroso que circunda a mama) que ocasiona ruptura dos adipócitos com liberação para o interstício de ácidos graxos livres acompanhado de uma reação granulomatosa de intensidade variável, o que resulta no desenvolvimento de uma lesão semelhante ao câncer, pois há formação de um nódulo firme e fixo ao tecidos circundantes. Pode haver dificuldades no diagnóstico diferencial com neoplasias mamárias, sendo necessário, algumas vezes, a realização de uma biopsia.


Microscopicamente: esteatocitos irregulares com núcleos não periféricos e material necrótico amorfo rosa interposto e células inflamatórias, incluindo células gigantes de corpo estranho respondendo a células necróticas de gordura.

Um comentário:

  1. Bom dia..
    estou passando por essa situação, estou com uma necrose na mama fiz redução de mama a 1 ano e logo apos nasceu essa necrose, meu médico me indica em operar novamente primeiro retirar esse nodulo que está grande e esperar mais um ano para operar novamente...nesse perido minha mama ficara deformada...é possivel retirar os nodulos e colocar uma protese para deixar a mama mas apresentavel?

    ResponderExcluir